As possibilidades de pesquisa com o PROUCA são diversas, mas sob solicitação dos formadores e pesquisadores do projeto em Alagoas, o professor Luís Paulo Leopoldo Mercado (UFA), coordenador para Alagoas, sugere alguns temas que podem ser desenvolvidos inclusive em grupo ou individualmente (no caso de pesquisas em mestrado e doutorado).
Segue os temas:
Temas para Pesquisas Experimentais na área de TIC e Educação Online
1. Hábitos e comportamentos de crianças e jovens da geração digital
frente aos processos de aprendizagem.
2. Diferenças culturais entre nativos e imigrantes digitais.
Acompanhar um processo de inclusão digital de adultos ou crianças.
3. Atitudes dos professores diante do uso das TIC na prática pedagógica.
4. Estudo de casos de apropriação e utilização de diferentes
interfaces da Web por professores nas suas aulas.
5. Interações em espaços virtuais de aprendizagem.
6. Exploração de interfaces do computador do UCA pelos professores em
atividades com os alunos.
7. Pesquisas na Web com Google Squared (www.google.com/squared).
8. Escritas Criativa, colaborativa e interativa com Google Knol
(http://knol.google.com/k/ ayuda#).
9. Mundos Virtuais na educação presencial e online - simulações, jogos
online, interações sociais em 3D - Second Life, World of Warcraft.
10. Redes Sociais na Educação - Facebook, Club Penguim, Foursquare.
11. Boas práticas utilizando interfaces da Web 2.0
12. Utilização do Twine na prática pedagógica.
13. Utilização de mapas argumentativos utilizando software Compendium.
14. Jogos Online - habilidades usadas pelos usuários em jogos, RPG
online, jogos de alfabetização.
15. Construção de histórias online na alfabetização.
16. Uso do Google Earth na sala de aula; mapas online.
17. Utilização de laboratórios virtuais em aulas presenciais ou a distancia.
18. Web Inquiry Project/Webquest
19. Ferramentas de idiomas na Web
20. Podcast no ensino presencial e online
21. Dipity – atividades colaborativas – linha do tempo
22. Wiki na educação online
23. Objetos de aprendizagem
24. Resolução de conflitos na educação online
1. Hábitos e comportamentos de crianças e jovens da geração digital
frente aos processos de aprendizagem.
2. Diferenças culturais entre nativos e imigrantes digitais.
Acompanhar um processo de inclusão digital de adultos ou crianças.
3. Atitudes dos professores diante do uso das TIC na prática pedagógica.
4. Estudo de casos de apropriação e utilização de diferentes
interfaces da Web por professores nas suas aulas.
5. Interações em espaços virtuais de aprendizagem.
6. Exploração de interfaces do computador do UCA pelos professores em
atividades com os alunos.
7. Pesquisas na Web com Google Squared (www.google.com/squared).
8. Escritas Criativa, colaborativa e interativa com Google Knol
(http://knol.google.com/k/
9. Mundos Virtuais na educação presencial e online - simulações, jogos
online, interações sociais em 3D - Second Life, World of Warcraft.
10. Redes Sociais na Educação - Facebook, Club Penguim, Foursquare.
11. Boas práticas utilizando interfaces da Web 2.0
12. Utilização do Twine na prática pedagógica.
13. Utilização de mapas argumentativos utilizando software Compendium.
14. Jogos Online - habilidades usadas pelos usuários em jogos, RPG
online, jogos de alfabetização.
15. Construção de histórias online na alfabetização.
16. Uso do Google Earth na sala de aula; mapas online.
17. Utilização de laboratórios virtuais em aulas presenciais ou a distancia.
18. Web Inquiry Project/Webquest
19. Ferramentas de idiomas na Web
20. Podcast no ensino presencial e online
21. Dipity – atividades colaborativas – linha do tempo
22. Wiki na educação online
23. Objetos de aprendizagem
24. Resolução de conflitos na educação online
Nenhum comentário:
Postar um comentário